Sua vida é única. Nosso cuidado é Especial.

A Digestiva – cirurgia e exames é uma clínica médica com atuação em Brasília, com consultas médicas especializadas e exames de Endoscopia Digestiva e Colonoscopia, localizada em endereço estratégico na Asa Sul. Realizamos também atendimento nos melhores hospitais privados da capital, por meio de prestação de serviços como atendimento ambulatorial, emergencial, exames e cirurgias.

A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que trata, por meio de procedimentos cirúrgicos, as doenças benignas e malignas que afetam o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o reto e ânus. Isso inclui também as glândulas anexas como fígado e pâncreas e as vias biliares.

A Clínica Digestiva tem uma grande tradição nessa especialidade e contam com uma equipe de cirurgiões altamente capacitada para os mais diversos procedimentos.

 

Qual a função do Aparelho Digestivo?

Também conhecido como sistema digestório, é o local em que acontece o processamento e absorção dos alimentos e de seus nutrientes. O processo acontece da seguinte maneira: o alimento passa pela cavidade bucal, segue pelos demais órgãos do sistema, locais onde as vitaminas, os nutrientes e a água são absorvidos. Na sequência, os restos, tudo aquilo que o corpo não conseguiu aproveitar, são eliminados pelo ânus, através do que conhecemos como fezes.

 

A Cirurgia do Aparelho Digestivo trata quais doenças?

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um médico da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica desses profissionais. Médicos dessa especialidade também podem avaliar e indicar cirurgias quando necessário. Entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula e tratamentos de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

 

As cirurgias mais realizadas no aparelho digestivo

Algumas intervenções cirúrgicas são mais comuns do que outras, vejamos alguns exemplos a seguir:

Apendicectomia: Posicionado na região inferior direita do abdômen, o apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que se assemelha ao formato de um dedo. A função básica do apêndice é imunológica. Quando ocorre a sua inflamação, é preciso fazer a extração do órgão através do procedimento conhecido como apendicectomia.

Ostomia: A Ostomia tem o objetivo de eliminar os dejetos do organismo. Essa técnica realiza uma comunicação direta do intestino com o meio externo. O procedimento pode ser permanente ou temporário. Caso seja realizada a ostomia, as fezes são expelidas diretamente por esse canal e coletadas em uma bolsa especial aderida na pele da parede abdominal.

Gastrectomia: Essa cirurgia é realizada em pacientes que possuem úlceras em estágios avançados, tumores benignos e malignos no estômago ou até mesmo em casos de obesidade. O procedimento consiste em fazer a retirada total ou parcial do estômago, e mesmo sendo irreversível o paciente pode levar uma vida normal.

Hemorroidectomia: As hemorroidas são veias dilatadas localizadas na parte final do reto ou no ânus. As hemorroidas costumam causar grande desconforto e por isso precisam ser removidas. A cirurgia para tratamento dessa condição é conhecida como hemorroidectomia. Esse tipo de cirurgia só é indicado quando o tratamento clínico não traz resultados satisfatórios.

Hernioplastia: Quando as hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos, ou por conta dos esforços realizados durante a vida associados ao enfraquecimento dos tecidos da parede abdominal, a hernioplastia realiza a restituição da estrutura anatômica no local.

Colecistectomia: A colecistectomia consiste na remoção da vesícula biliar. A principal indicação para essa cirurgia é a presença de pedras na vesícula. Essa cirurgia pode ser realizada eletivamente ou de urgência nos casos em que uma das pedras causam a obstrução do pequeno canal que drena a vesícula.

EXAMES

Mais conhecida como Endoscopia Digestiva, ou EDA, esse exame está entre os mais solicitados no mundo. Trata-se de um estudo de imagem em tempo real de todo o tubo digestivo alto, mais precisamente até a segunda porção do duodeno, a primeira parte do intestino delgado.

Por meio de um tubo flexível com um chip de captura de imagem conectados a uma processadora computadorizada, as imagens captadas endoscopicamente trazem detalhes que contribuem para o diagnóstico de uma gama de patologias do esôfago, estômago e duodeno.

Com o uso de pinças de biópsia, fragmentos são colhidos para análise em laboratório de patologia. Hoje, além do diagnóstico, a VEDA propicia também tratamentos de diversas doenças pela técnica denominada Endoscopia Terapêutica. Para a realização do exame, é necessário jejum de pelo menos oito horas. Para maior conforto, durante o exame, são utilizados pelo endoscopista sedativos em doses seguras.

A Videocolonoscopia ou Endoscopia Digestiva Baixa é o exame mais completo para análise do intestino grosso. Como na endoscopia digestiva alta, o aparelho de colonoscopia traz imagens de alta resolução das paredes internas do cólon, sigmóide e reto. Por esse exame, diversas patologias são diagnosticadas e tratadas.

O principal benefício de submeter-se a uma videocolonoscopia é seu importante papel no diagnóstico precoce do Câncer de cólon, patologia comum na população geral, com maior prevalência quanto mais avançada a idade.

ESPECIALIDADES

 Cirurgia Geral

 Gastroenterologia

 Cirurgia do Aparelho Digestivo

 Proctologia

 Cirurgia Oncológica